• 31999749477

O que precisa para estudar e trabalhar na Irlanda?

O que precisa para estudar e trabalhar na Irlanda?

A Irlanda é um destino cada vez mais popular para estudantes internacionais e existem várias razões pelas quais muitas pessoas escolhem esse país para estudar.

A Irlanda tem uma excelente reputação no setor educacional, com universidades com alta qualidade de ensino e pesquisa. Além disso, o sistema educacional irlandês é reconhecido internacionalmente, o que significa que os diplomas e certificados obtidos na Irlanda são valorizados em todo o mundo.

Esse país é um dos poucos da Europa que oferece um visto de estudo com a possibilidade de trabalho. Por isso, muitas pessoas escolhem a Irlanda para viver a experiência de morar no exterior.

A Irlanda é um país que tem recebido cada vez mais brasileiros nos últimos anos. Entre 2011 e 2020, por exemplo, o número de brasileiros em território irlandês mais do que dobrou, segundo o Eurostats — Serviço de Estatística da União Europeia. De acordo com o Instituto, esse número subiu de 9.940 pessoas com cidadania brasileira legalmente em terras irlandesas para 22.481 em nove anos (fonte: R7).

Por isso, se você está pensando em fazer intercâmbio e trabalhar nesse país incrível, preparamos esse post com dicas e explicações para você se planejar. Vem com a gente!

Qual a vantagem de trabalhar e estudar na Irlanda?

O custo no país é um dos mais acessíveis se comparado aos outros países na Europa. E para quem deseja trabalhar e estudar, é um lugar com instituições de ensino excelentes e com uma ótima qualidade de vida.

Quais são as principais cidades para morar?

A riqueza cultural está presente em todas as cidades e qualquer uma que você escolher, você vivenciará uma experiência completa e incrível.

Mas vamos trazer aqui um resumo das principais cidades:

Dublin

A cidade de Dublin é uma das cidades mais populosas da ilha e abriga várias universidades, sendo uma das cidades mais importantes para estudar. É um lugar com muito entretenimento. Porém, com o custo de vida mais alto.

Cork

Cork é uma cidade simples e atrai muitos estudantes devido à sua universidade. Ela possui galerias de arte, pubs e vários cafés, deixando o lugar com uma sensação de descontração e casualidade.

Galway

Por ter uma cultura única, Galway possui um centro estudantil bem popular. As comidas são as melhores da Irlanda, tornando-se um pólo gastronômico. É uma ótima escolha para os alunos.

Bundoran

Bundoran é uma cidade litorânea e muito popular pelas atividades ao ar livre. Para quem quer fugir do clichê, é uma ótima oportunidade com baixíssimo custo de vida.

Waterford

A cidade de Waterford é um museu a céu aberto e com muitas de opções de lazer. O lugar é a quinta maior cidade do país e possui infraestrutura completa com muitas opções de pubs e restaurantes.

Limerick

Limerick possui menos brasileiros e um custo de vida mais baixo que Dublin. É considerada uma cidade com população jovem e conhecida como “mais cinzenta da Irlanda”.

Como solicitar o visto?

A Irlanda não exige um visto prévio para que os brasileiros entrem no país. Ou seja, não será necessário se preocupar com isso antes de sair do Brasil. Ao chegar ao aeroporto na Irlanda, o agente de imigração vai exigir a documentação necessária (ver a seguir) para comprovar o motivo da entrada (no caso, intercâmbio).

Então, o agente irá dar uma permissão de turista (90 dias) para que o intercambista tenha tempo de se regularizar e emitir sua permissão para estudar e trabalhar no país por meio do escritório de imigração da cidade onde vai viver (fonte: Edublin).

Os vistos na Irlanda são chamados de “stamps” e existem diversas categorias, sendo uma para cada situação.

Por isso, tenha atenção: é necessário visto para estudantes que ficarão por um período maior que 90 dias. O Stamp 2 permite você estudar e também concede o direito de trabalhar.

Documentos necessários

Para o intercâmbio que tem duração maior que 90 dias, é necessária a aplicação do visto de estudo e trabalho, sendo que a documentação exigida é a seguinte (fonte: Eurodicas).

  • Carta da escola com a carga horária mínima exigida (15h semanais);
  • Comprovante que a escola tem o Learner Protection;
  • IRP Letter (carta emitida pela escola para apoio na entrevista de solicitação de visto);
  • Seguro governamental;
  • Comprovação financeira de 3.000€;
  • Comprovante de alojamento.

Qual a carga de trabalho permitida na Irlanda?

A carga de trabalho permitida na Irlanda depende do tipo de visto que você possui.

Os estudantes podem trabalhar até 20 horas por semana durante o período letivo e até 40 horas por semana durante as férias escolares. Isso inclui qualquer tipo de trabalho remunerado, como trabalho em meio período, estágios remunerados, dentre outros.

Há uma enorme oferta de cursos de inglês que atraem centenas de brasileiros todos os meses. Além do custo menor em comparação com outras nações que também oferecem aulas da língua, a Irlanda se destaca por oferecer uma modalidade de visto de estudos que permite trabalhar por meio período (fonte: BBC News).

Quais sites posso procurar emprego na Irlanda?

Para quem quer trabalhar na Irlanda, a melhor maneira de encontrar uma vaga é através de sites de emprego e recrutamento. A seguir listamos as plataformas mais conhecidas (fonte: Eurodicas).

Gostou de saber mais sobre dicas para estudar na Irlanda? Se você quer ainda mais dicas, conheça aqui nosso curso sobre estudar na Irlanda

A Almeida Travel te ajuda a montar um currículo, a escolher as melhores vagas e se preparar para a entrevista.

Gostou de saber como fazer um intercâmbio e trabalhar na Irlanda? A Almeida Travel oferece uma assessoria em intercâmbio personalizada e completa. Acompanhe também o perfil da Ju no Instagram para acompanhar as dicas incríveis de viagens, intercâmbios, passeios e como economizar. 

Conversar
no Whatsapp